Logotipo alvesgramas, a melhor grama por metro.

Dicas para plantar Grama Esmeralda

Como plantar grama esmeralda passo a passo – alvesgramas

Disponibilizamos aqui algumas dicas bem simples de como plantar grama esmeralda em placas e tapetes para você que possui um jardim.

A etapa de plantio requer alguns cuidados e para isso contamos com uma equipe especializada nesse serviço.

Disponibilizamos aqui algumas dicas bem simples de como plantar grama esmeralda em placas e tapetes para você que possui um jardim, campo de futebol, chácara, enfim… Essas dicas funcionarão caso o seu terreno seja plaino e não apresente irregularidades, se sua área não for plaina acesse a dica como plantar grama e em caso de dúvidas a respeito de qual grama é mais indicada para áreas íngremes, acesse a dica grama para talude.

Voltando ao que interessa, para uma perfeita execução do plantio é necessário algumas recomendações que também podemos chamar de pré-requisitos, para entender melhor quais são eles, vamos listar o que você NÃO deve fazer na hora de plantar grama esmeralda.

O que NÃO devo fazer na hora de plantar grama esmeralda?

  • Manuseio Excessivo

Apesar do tapete de grama esmeralda ser resistente, não é aconselhável no descarregamento (onde haverá o primeiro contato) ficar manuseando-o a todo o momento, pois um tapete ou outro pode se quebrar.

  • Descarregamento longe do local de implantação

50 metros é uma boa distância máxima entre o caminhão e a área de implantação, evite ultrapassar este limite.

  • Plantar sem antes limpar o terreno

Entre as placas de grama esmeralda e o solo não deve haver nenhum tipo de obstáculo. Sendo assim, remova todos os objetos, entulhos, pedras, restos de lixo que por ventura estiverem alocados no terreno.

  • Deixar mais de 15 dias a grama estocada aguardando o plantio

Após o prazo de 15 dias se não houver plantio e irrigação imediata, a grama entra em um estágio crítico semelhante à de uma pessoa na O.T.I em estado terminal. Portanto é necessário providenciar todos os recursos para implantação antes ou durante este prazo e nunca ultrapassar. O mais recomendável é que o plantio seja iniciado logo após o descarregamento.

  • Plantar tudo de uma vez e só depois começar a molhar

Por mais que se adquira uma quantidade igual ou superior a 1.000 metros quadrados de grama esmeralda, a cada 100 metros quadrados plantados já acione a irrigação, de preferência durante os períodos da manhã e no final da tarde.

  • Plantar os tapetes rigorosamente rentes um do outro

Não há necessidade de literalmente juntar os tapetes como se fosse um quebra cabeça, a grama possui como característica a expansão, se expandindo à medida que for germinando e criando raízes. Para evitar desperdício de metragem, recomendamos que a grama seja plantada a um espaço de até 5 cm entre uma placa e outra.

Tendo em mente essas 6 dicas do que não fazer no plantio de grama esmeralda, você saberá exatamente o que tem que fazer para evitar problemas futuros e não ter prejuízos num plantio feito incorretamente. Após concluído o período de fermentação, brotação, germinação e que a grama criar raízes por conta própria, o próximo passo é ler a dica grama esmeralda cuidados para manter o gramado limpo, bonito e saudável.

Luz Solar e sua importância ao plantar grama esmeralda

De um modo geral, as gramíneas precisam de luz solar direta. Algumas variedades precisam de mais luz e outras de menos. Se a atividade fotossintética é baixa, a planta armazena pouca energia, assim, fabrica menos alimento, ficando mais fraca e não conseguindo se desenvolver e muito menos se reproduzir. Resumindo, se a luz não for adequada, a grama não desenvolverá todo seu potencial.

Água e sua importância ao plantar grama esmeralda

A água é fundamental para o sucesso deste empreendimento, sendo o ideal um total de 1.800 mm de chuvas bem distribuídas ao longo do ano. Caso chova pouco em sua região, isto pode ser compensado com a instalação de um bom sistema de irrigação, que completará a necessidade da grama por água.

Solo e sua importância ao plantar grama esmeralda

As características do solo a ser utilizado para o plantio da grama não devem ser esquecidas. O sucesso do gramado vai depender basicamente do preparo do solo. Solos rasos, compactados, com muitas pedras, não permitem a expansão das raízes, afetando a absorção de nutrientes e tornando as plantas mais susceptíveis á seca.