Controle de pragas e plantas daninhas na grama – alvesgramas
Para se obter Controle de Plantas Daninhas na grama são necessários alguns métodos que vão desde químicos até manuais.
As plantas daninhas interferem no desenvolvimento da grama, causando prejuízos na produção. Competem por água, luz e nutrientes, exercendo, em certas vezes, inibição química. As práticas mais difundidas para o controle de plantas daninhas são: arranquio manual, a capina, a roçada e por fim, o controle químico.
A grama é uma planta que apresenta boa resistência a vários herbicidas, quando aplicados antes de sua brotação e nas doses recomendadas. Atualmente, recomendam-se os herbicidas à base de glifosate, o mais conhecido é o Roundup.
O controle químico consegue matar apenas alguns tipos de plantas daninhas, exercendo uma seletividade, não
causando danos à cultura principal. Os produtos químicos podem ser aplicados usando-se conjuntos especiais de pulverização, que pode ser em barras, ou então, equipamentos infigureiduais, com bicos pulverizadores, acoplados em tratores, ou ainda, o pulverizador manual, facilmente de ser encontrado em lojas especializadas.
A capina manual através da enxada é um meio altamente eficaz no controle de plantas daninhas e ainda é amplamente utilizado na cultura da mandioca. Entretanto, com o alto custo da mão-de-obra braçal, este deixou de ser o método de controle mais econômico, apesar disso, é ainda de grande importância em várias regiões do Brasil.
Erva daninha é o termo utilizado para descrever uma planta, muitas vezes, mas não sempre, exótica, que nasce espontaneamente em local e momento indesejados, podendo interferir negativamente na agricultura.
Tanto em pré como em pós-implantação o sucesso da aplicação depende do conhecimento das espécies de plantas daninhas presentes, seu estádio de desenvolvimento, escolha do herbicida ou mistura mais indicada, condições ambientais, condições do equipamento e da sua calibração/regulagem. Em caso de dúvidas consulte um agrônomo ou profissional da área.
Existem diversos tipos de pragas e plantas daninhas que podem infestar jardins e gramados, mas, sem dúvida a mais temida de todas é a “TIRIRICA”. Tiririca é aquela praga conhecida e odiada, invasora de hortas, jardins, pomares que às vezes os torna impróprios para qualquer cultura. Esse tipo de praga quando infesta um jardim, costuma dar muito trabalho para ser removida.
© 2024. Todos direitos reservados Alves Gramas
WhatsApp Alves Gramas