Grama esmeralda cuidados e manutenção – alvesgramas
Assim como todos os tipos de grama, a grama esmeralda também necessita de cuidados especiais diários. Este artigo irá listar dicas simples porém eficientes.
Quem já ouviu aquele velho ditado popular: “Porque a grama do vizinho é sempre mais verde?” Brincadeiras a parte, talvez a grama dele esteja mais verde pelo fato de que certamente ele cuida bem dela, não deixa faltar água, capricha na limpeza e sempre apara suas pontas regularmente. Não existe mágica para um gramado verde e impecável, o que existe é empenho, disciplina e muita dedicação. Abaixo listarei os principais cuidados com a grama esmeralda que deverão ser colocados em prática, lembrando que também vale para outros tipos de grama.
A grama esmeralda deverá ser podada sempre que superar 5 cm de altura. Entre os meses de maio a outubro as podas serão em números reduzidos, podendo até cessar em alguns meses. De novembro a abril serão constantes, podendo até chegar de 3 a 4 podas mensais.
A irrigação deve ser feita sempre que a umidade do solo ficar abaixo do índice esperado, também pode ocorrer uma mudança na coloração das folhas da grama esmeralda deixando seu aspecto um tanto quanto seco. Esta avaliação pode ser feita pela prática, determinando se há necessidade de molhar ou não.
Utilizar a mistura de 40 % de terra, 30 % de areia e 30 % de matéria orgânica (esterco de galinha ou torta de mamona, etc…). Esta cobertura deve ser feita nos meses de julho ou agosto, com espessura de 5 a 10 mm. Aplique a camada sobre os tapetes de grama esmeralda.
Anualmente deve ser feita uma análise do solo para determinar a necessidade de adubação. No entanto, a adubação nitrogenada é geralmente aconselhada nos meses de abril, maio, outubro e novembro. O produto deve ser aplicado pela manhã até as 9:00 horas, ou após ás 16:00 horas, com irrigação posterior.
O controle é geralmente manual, com a extração das ervas daninhas. Herbicidas podem ser utilizados com eficiência, mas sempre com supervisão de um técnico.
Deve-se evitar o pisoteio constante sobre a grama esmeralda, mantendo-se sempre um descanso semanal suficiente para executar os serviços de manutenção. Quando por qualquer razão o gramado apresentar injúrias mais sérias ou grandes falhas deve-se dar um descanso ainda maior e em alguns casos até refazer o plantio.
© 2024. Todos direitos reservados Alves Gramas
WhatsApp Alves Gramas